A Cola Plagiária - Um Flagelo na (De)Formação Ética

 

Introdução à Problemática

Aberlado Barbosa, o Chacrinha, imortalizou a frase: Na TV nada se cria, tudo se copia." Ao tirarmos dessa frase a expressão "Na TV", restará um mote que resume bem o período no qual estamos mergulhados em um "mar de cola". Podemos aumentar essa aderência se, na mesma frase, trocarmos o verbo "copiar" por "plagiar"; "colar"; "falsificar" ou por qualquer vocábulo que signifique reproduzir sem menção, se apropriar sem autorização, duplicar sem citação, então teremos a verdadeira dimensão do flagelo que assola a todos indistintamente: instituições de ensino, professores, alunos e, de resto, a sociedade. Nas palavras de Cláudio Lins de Vasconcelos, diretor relator da Associação Brasileira de Propriedade Intelectual (ABPI),  "No meio acadêmico, em especial, o plágio se tornou uma verdadeira praga" (http://tiny.cc/plagio-virou-praga).

Precisamos dizer, de saída, que colocamos sob a expressão "cola plagiária" todo o campo semântico que se refere à cola, ao plágio, à cópia indevida, à reprodução não autorizada, à apropriação indébita, à burla, à fraude e o que mais a leitora ou o leitor puder acrescentar a esse espectro sombrio.

Compartilhe

kilpp livroTive o privilégio de participar da comemoração do 70º aniversário do meu querido Professor Dr. Nelson Kilpp.

O evento foi marcado, no sábado (24/08/2019), pelo lançamento do Festschrift  (escritos celebrativos), organizado por Sonia Mota e Maribel Rodrigues, em homenagem ao Prof. Dr. Nelson Kilpp. Os textos foram escritos por ex-alunos, amigos, colegas e pelo seu Professor Werner H. Schmitd e se propõem a uma reflexão sobre os temas trabalhados por ele ao longo de sua vida acadêmica. Trata-se de um patchwork de textos interligados por dois fios condutores: a leitura atenta e crítica do texto bíblico dialogando com a vida e a amizade e o bem-querer a Kilpp.

Tive a honra, no domingo (25/08/2019 - dia do aniversário), de ser o pregador no culto de Ação de Graças ofertado ao Senhor pela vida de Kilpp, na amada Igreja Presbiteriana Unida do Salvador, pastoreada pelo Rev. Rômulo Magalhães.

Fica aqui meu registro pessoal de gratidão e carinho pela vida de Nelson Kilpp, que soube me cativar e oferecer muito mais que seus profundos conhecimentos bíblicos, ofereceu-me sua precisosa amizade, pela qual sou grato ao nosso Deus.

Vida longa, Nelson, sob as graças e as asas do Altíssimo!!!

sonia kilpp maribel

Compartilhe
Domingo, 09 Dezembro 2018 07:34

Isaías: Do texto ao Sermão

Escrito por

Apresentação do curso 'Isaías: Do texto ao Sermão" ministrado para os alunos de Teologia do IAET/SP.

Click aqui para baixar.

Compartilhe
Sábado, 01 Dezembro 2018 11:43

TEOLOGIA EAD DA IPIB – DO SONHO À FORMATURA

Escrito por

Hoje, primeiro de dezembro de 2018, forma-se a primeira turma do Curso Livre de Teologia a Distância (EAD) da nossa Igreja Presbiteriana Independente do Brasil – IPIB.
Quando tudo ainda era um sonho acalentado por muitos de nós e por boa parcela da Igreja, a Assembleia Geral (AG) da IPIB, reunida em Londrina – PR, em agosto de 2014, aprovou o Projeto de Educação Teológica e Formação Pastoral da Igreja, que incluía, entre outros, a criação de um curso de Teologia na modalidade EAD.

No ano seguinte, em 2015, tendo em vista a decisão da AG, a Diretoria da IPBI instituiu o CEAD – Centro de Educação a Distância, para o qual fui nomeado Gestor. CEAD tinha a tarefa de ampliar a oferta de cursos a distância, atendendo não apenas a FATIPI, nossa Faculdade de Teologia, mas também a todos os Ministérios, Secretarias, Autarquias e Educação Continuada de Ministros, que já tinha sido oferecida nesta modalidade.

No mesmo ano, vindo de uma bem-sucedida experiência com o Curso de Formação de Professores – EAD, oferecido pela Secretaria de Educação Cristã, sob a liderança do Rev. Prof. Dr. Adilson de Souza Filho, iniciamos o processo de criação do curso.

Sob os auspícios da FECP – Fundação Eduardo Carlos Pereira e a coordenação geral do Diretor da Fatipi, Rev. Ms. Reginaldo von Zuben, começamos a elaboração do curso Livre de Teologia. O Rev. Adilson e eu dividimos as tarefas pedagógicas e didáticas, cabendo a mim, ainda, a implementação do AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem (www.teologiaead.net.br), o treinamento de Professores e Tutores e demais aspectos técnicos e tecnológicos. O projeto contou, também, com a colaboração do Rev. Prof. Dr. César Marques Lopes, que se juntou à equipe logo no início.

jrcristofani formatura ead 2018

Hoje, depois de 03 anos, mais de três dezenas de disciplinas, monografias e exegeses, chegamos ao final da primeira e muito bem-sucedida etapa: A Formatura da primeira turma de Teologia EAD.

Dou graças ao Altíssimo por essa jornada de sucesso, agradeço à IPIB pela confiança de ter me integrado nesta equipe vitoriosa do EAD; minha gratidão a FECP pelo apoio; ao Rev. von Zuben pela firmeza na condução dos trabalhos; ao Rev. Adilson pelo companheirismo nas tarefas; ao Dr. César pela convivência sempre amena, lúcida e profissional.

E não por último, expresso minha alegria em fazer parte do corpo docente do curso e conhecer, mesmo à distância, tantas pessoas consagradas ao Reino de Deus e poder contribuir de muitas formas, todas elas com humildade, na formação de novas Pastoras e novos Pastores.

Parabéns a todos!!!

Diante de tal conquista, posso dizer como o Salmista:

“Seja sobre nós a graça do Senhor nosso Deus;
confirma sobre nós as obras de nossas mãos,
sim, confirma a obra de nossas mãos.” (Salmo 90.17)

Compartilhe
Sábado, 17 Novembro 2018 11:40

Currículo de Revistas para Escola Dominical da IPIB

Escrito por

Nascimento de um Projeto

No início de 2011, por iniciativa do Rev. Prof. Dr. Adilson de Souza Filho, Secretário de Educação Cristã da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil, foi proposto a criação de um currículo para a produção de revistas para as Escolas Dominicais da nossas igrejas. E eu tive a honra de ser convidado pelo Rev. Adilson para elaborar o currículo tão sonhado e esperado por muito tempo.

Hoje, sete anos depois, graças o empenho incansável do Rev. Adilson, do apoio irrestrito da IPIB e da colaboração de muitos autores, o currículo das Revistas para a Escola Dominical já está bem estabelecido e continua a produzir o material que ainda falta para completar o ciclo todo, como pode ser visto no vídeo abaixo.

 

 

Tenho orgulho de ter participado na concepção do currículo, na sua fundamentação bíblico-teológica e pedagógica, na sua estruturação e na tematização das quase 1.000 lições do programa, que descrevo em linhas gerais mais adiante. Expresso minha gratidão ao Rev. Adilson e a IPIB pela oportunidade de execercitar meus talentos a serviço do Reino de Deus.

 Em que consiste a proposta

O currículo apresentado se refere à formação cristã básica cujo conteúdo corresponde às faixas etárias entre 02 a 17 anos. As faixas etárias estão distribuídas em dois níveis: Educação Infantil
e Ensino Fundamental. Por seu turno, cada nível abriga faixas etárias distintas e tem ciclos distintos de duração.

A Educação Infantil compreende duas faixas etárias em ciclos de dois anos: BABIES – que compreende a idade de dois e três anos e KIDS – que engloba a idade de quatro a cinco anos.

Compartilhe
Sexta, 09 Novembro 2018 10:20

Fundamentos Teológicos do Protestantismo

Escrito por

Apresentação sobre os "Fundamentos Teológicos do Protestantismo" para alunos de Teologia da PUC/SP.

Click aqui para baixar.

Compartilhe
Página 1 de 31
As Parábolas de Jesus
RECEBA ESTE E-BOOK GRÁTIS


Digite o seu nome e o seu email abaixo para receber este incrível e-book sobre as Parábolas de Jesus.