Terça, 03 Fevereiro 2015 14:36

O Conflito Cidade-Campo no Período Helenístico

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Introdução

 A arqueologia tem fornecido a base material para a análise não apenas da “produção material” de determinados grupos sociais, mas também a evidência de como essa produção se processou, isto é, o “modo de produção” peculiar a uma dada cultura ou grupo social e ainda como tal sociedade se apropriou dos bens produzidos.

Neste texto pretende-se examinar indícios que ajudem a responder à essas três questões básicas com relação ao período helenístico, ou seja, “o que foi produzido”; “como foi produzido” e “quem se apropriou do que foi produzido”. Com isso espera-se delinear os contornos da sociedade da época, mormente da relação entre “campo e cidade”.

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Segunda, 02 Fevereiro 2015 14:36

Martírio e Ressurreição em Daniel 12.1-3

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INTRODUÇÃO

Com esta monografia, pretendemos defender a tese de que a ressurreição só pode ser conseqüência do martírio, isto é a ressurreição como aparece em Daniel 12.1-3 somente pode ser compreendida contra o pano de fundo do cap. 11 do mesmo livro q2eu relata o sofrimento da última hora, do qual ele é continuação.

Para defender tal ponto de vista, tentaremos esboçar a história bíblica do martírio e da ressurreição, num primeiro momento. Depois, apresentaremos as  principais teses sobre a relação entre os dois tópicos. Finalmente, analisaremos o texto de Daniel 12.1-3 procurando embasar nossa tese num trecho bíblico.

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Domingo, 01 Fevereiro 2015 22:05

Apocalíptica Judaica

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Apocalíptica judaica ou Apocalipsismo judaico foi um movimento dentro do judaísmo pós-exílico que se estendeu por todo o período do Segundo Templo, entre o retorno dos judeus do exílio babilônico (539 a.C.) até sua expulsão da Palestina por Adriano (135 d.C.). Destacadamente, durante a revolta dos Macabeus (167-164 a.C.), e depois durante a guerra judaica contra Roma (66-70 d.C.), tem-se o período de maior produção de obras marcadamente apocalípticas e outras que, apesar de não serem apocalípticas, têm muitos elementos e idéias que podem ser classificadas como pertencentes ao apocalipsismo judaico. Portanto, pode-se dizer que o fenômeno apocalíptico dentro do judaísmo ocupa quase três séculos.

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Introdução

O objetivo desta palestra é analisar os princípios hermenêuticos de Lutero e Calvino de maneira que possamos detectar o que há de similar e de peculiar em cada uma das abordagens por eles propostas.

Falamos em princípios hermenêuticos e não exegético, pois à época dos Reformadores não havia, ainda uma ciência exegética no sentido que conhecemos hoje.

Assim, dividiremos o tema em três passos:

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Ossos não são ossos. Não no sentido literal. Não no “Vale dos Ossos Secos” de Ezequiel 37. Ossos, nesse vale, servem como metáfora. Referem-se muito mais às “vidas secas” do que propriamente a ossos. Estão os ossos muito mais para Graciliano Ramos (Vidas Secas) do que para Jeffery Deaver (O Colecionador ou Coletor de Ossos). Em Jeffery os ossos são o que são. Em Ezequiel os ossos são uma metáfora que se aproxima de Graciliano.

vidas secas no vale da esperança - Dr. Cristofani

Na obra de Graciliano Ramos, o título “Vidas Secas” estabelece um contraste entre a possibilidade da abundância da “vida” e a falta dela causada pela “seca”. Vida que fenece castigada pela seca do sertão nordestino. Seca que obriga vidas a um exílio involuntário. Vidas que secam pela falta de chuva. Falta de chuva e de alimento e de perspectiva e de esperança.

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dicas-ler-salmos

Após assistir meu próprio vídeo com as "legendas automáticas" do YouTube, fiquei estarrecido com os absurdos que tais legendas colocaram em minha boca.

Por isso, fiz a transcrição do vídeo, o mais fiel possível, com erros e tudo mais, mas com o verdadeiro conteúdo da palestra.

Vídeo: http://youtu.be/HdKI1FJhF8Q

Transcrição: Click aqui para baixar a transcrição do vídeo

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