(0 votos)
Aprender a Crer People image created by Fwstudio - Freepik.com

Esta palestra trata da necessidade do componente espiritual na vida; dos mecanismos de aprendizagem do crer; da capacidade que todos possuímos de viver a transcendência para além da religião; do desenvolvimento de uma espiritualidade saudável e comprometida; da integridade espiritual.

A UNESCO estabeleceu os chamados “Quatro Pilares da Educação” no relatório da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, coordenada por Jacques Delors. O objetivo do trabalho foi estabelecer parâmetros para reconstruir, através da educação, uma nova humanidade. Os quatro pilares são: 1. Aprender a Conhecer; 2. Aprender a Fazer; 3. Aprender a Conviver; 4. Aprender a Ser.

Entretanto, é preciso avançar em relação aos quatro pilares, pois neles, por se tratar de uma proposta de educação geral, não se contempla os aspectos espirituais do ser humano. E é nesta lacuna que proponho um quinto pilar – Aprender a Crer.

Aprender a Crer significa compreender a espiritualidade como um componente constitutivo do ser. Implica em reconhecer o Ser transcendente que compartilha de nossa existência, vivenciar a fé, ter confiança, acreditar, considerar como verdadeiro. Não se trata de Ensino Religioso, mas de espiritualidade em ação e integridade espiritual.

os cinco pilares da educacao jr

Lido 4390 vezes Última modificação em Domingo, 07 Janeiro 2018 10:48
JR.Cristofani

Doutor e Mestre em Teologia | Especialista em Educação e Novas Tecnologias.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

As Parábolas de Jesus
RECEBA ESTE E-BOOK GRÁTIS


Digite o seu nome e o seu email abaixo para receber este incrível e-book sobre as Parábolas de Jesus.