Apresentação do curso 'Isaías: Do texto ao Sermão" ministrado para os alunos de Teologia do IAET/SP.
Hoje, primeiro de dezembro de 2018, forma-se a primeira turma do Curso Livre de Teologia a Distância (EAD) da nossa Igreja Presbiteriana Independente do Brasil – IPIB.
Quando tudo ainda era um sonho acalentado por muitos de nós e por boa parcela da Igreja, a Assembleia Geral (AG) da IPIB, reunida em Londrina – PR, em agosto de 2014, aprovou o Projeto de Educação Teológica e Formação Pastoral da Igreja, que incluía, entre outros, a criação de um curso de Teologia na modalidade EAD.
No ano seguinte, em 2015, tendo em vista a decisão da AG, a Diretoria da IPBI instituiu o CEAD – Centro de Educação a Distância, para o qual fui nomeado Gestor. CEAD tinha a tarefa de ampliar a oferta de cursos a distância, atendendo não apenas a FATIPI, nossa Faculdade de Teologia, mas também a todos os Ministérios, Secretarias, Autarquias e Educação Continuada de Ministros, que já tinha sido oferecida nesta modalidade.
No mesmo ano, vindo de uma bem-sucedida experiência com o Curso de Formação de Professores – EAD, oferecido pela Secretaria de Educação Cristã, sob a liderança do Rev. Prof. Dr. Adilson de Souza Filho, iniciamos o processo de criação do curso.
Sob os auspícios da FECP – Fundação Eduardo Carlos Pereira e a coordenação geral do Diretor da Fatipi, Rev. Ms. Reginaldo von Zuben, começamos a elaboração do curso Livre de Teologia. O Rev. Adilson e eu dividimos as tarefas pedagógicas e didáticas, cabendo a mim, ainda, a implementação do AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem (www.teologiaead.net.br), o treinamento de Professores e Tutores e demais aspectos técnicos e tecnológicos. O projeto contou, também, com a colaboração do Rev. Prof. Dr. César Marques Lopes, que se juntou à equipe logo no início.
Hoje, depois de 03 anos, mais de três dezenas de disciplinas, monografias e exegeses, chegamos ao final da primeira e muito bem-sucedida etapa: A Formatura da primeira turma de Teologia EAD.
Dou graças ao Altíssimo por essa jornada de sucesso, agradeço à IPIB pela confiança de ter me integrado nesta equipe vitoriosa do EAD; minha gratidão a FECP pelo apoio; ao Rev. von Zuben pela firmeza na condução dos trabalhos; ao Rev. Adilson pelo companheirismo nas tarefas; ao Dr. César pela convivência sempre amena, lúcida e profissional.
E não por último, expresso minha alegria em fazer parte do corpo docente do curso e conhecer, mesmo à distância, tantas pessoas consagradas ao Reino de Deus e poder contribuir de muitas formas, todas elas com humildade, na formação de novas Pastoras e novos Pastores.
Parabéns a todos!!!
Diante de tal conquista, posso dizer como o Salmista:
“Seja sobre nós a graça do Senhor nosso Deus;
confirma sobre nós as obras de nossas mãos,
sim, confirma a obra de nossas mãos.” (Salmo 90.17)
No início de 2011, por iniciativa do Rev. Prof. Dr. Adilson de Souza Filho, Secretário de Educação Cristã da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil, foi proposto a criação de um currículo para a produção de revistas para as Escolas Dominicais da nossas igrejas. E eu tive a honra de ser convidado pelo Rev. Adilson para elaborar o currículo tão sonhado e esperado por muito tempo.
Hoje, sete anos depois, graças o empenho incansável do Rev. Adilson, do apoio irrestrito da IPIB e da colaboração de muitos autores, o currículo das Revistas para a Escola Dominical já está bem estabelecido e continua a produzir o material que ainda falta para completar o ciclo todo, como pode ser visto no vídeo abaixo.
Tenho orgulho de ter participado na concepção do currículo, na sua fundamentação bíblico-teológica e pedagógica, na sua estruturação e na tematização das quase 1.000 lições do programa, que descrevo em linhas gerais mais adiante. Expresso minha gratidão ao Rev. Adilson e a IPIB pela oportunidade de execercitar meus talentos a serviço do Reino de Deus.
O currículo apresentado se refere à formação cristã básica cujo conteúdo corresponde às faixas etárias entre 02 a 17 anos. As faixas etárias estão distribuídas em dois níveis: Educação Infantil
e Ensino Fundamental. Por seu turno, cada nível abriga faixas etárias distintas e tem ciclos distintos de duração.
A Educação Infantil compreende duas faixas etárias em ciclos de dois anos: BABIES – que compreende a idade de dois e três anos e KIDS – que engloba a idade de quatro a cinco anos.
Apresentação sobre os "Fundamentos Teológicos do Protestantismo" para alunos de Teologia da PUC/SP.
Imediatamente após a vitória, o Presidente eleito leu o seu discurso da vitória. Mas antes, porém, Magno Malta, Pastor Evangélico e aliado do novo Presidente, fez uma oração, na qual pediu a Deus que desse “sabedoria” ao eleito.
Impressiona, positivamente, a atitude do Presidente eleito em pedir uma oração. Afinal, ao que crê, é assim que se deve proceder quando se começa uma jornada tão árdua quanto difícil.
E orou o Malta!
E qual de nós, ao ouvir a oração de Magno imediatamente não se lembrou do Rei Salomão? Não foi exatamente assim que Salomão iniciou o seu reinado, orando?
Esperança não é só para criança. Todos necessitam de Esperança!
A campanha “Páginas de Esperança” é uma série de 80 meditações, em forma de imagens, para você compartilhar no Whatsapp, Instagram, Facebook, Twitter e na sua rede de contatos.
Com esses 80 microtextos que foram extraídos do meu e-book “Palavra de Esperança”. São mensagens que escrevi acompanhando o termo “Esperança” através do Antigo e Novo Testamentos.
Com essas imagens, você pode criar a sua própria campanha de mensagens, por exemplo:
O Ministro da Educação homologou, ontem (20/12/2017), o BNCC - Base Nacional Comum Curricular.
O Ensino Religioso foi mantido na versão final do documento.
Os assim chamados “Quatro pilares da Educação”, que são as vias do saber ou as quatro aprendizagens, como mostrei em outro artigo intitulado “O que são os quatro pilares da Educação?”, estão inseridos em um documento maior que precisa ser analisado na sua totalidade e complexidade, se quisermos descobrir o alvo que esses pilares devem atingir, como proposto pela Comissão.
Inicialmente é preciso perguntar se os quatro pilares da Educação foram pensados para atingir um único alvo ou mais de um. Isso vamos ver abaixo. Mas prontamente, podemos registrar, sem medo de errar, que, qualquer que seja o alvo ou os alvos, a permanência dessas quatro aprendizagens por toda a vida da pessoa é um alvo em si mesmo na concepção de educação ao longo de toda a vida.
© 2017 JR. Cristofani by José Roberto Cristofani